segunda-feira, 12 de março de 2018

Concursos Aeronáutica 2018: saiba como ingressar na FAB



Os concursos Aeronáutica 2018 já possuem calendário definido. Para ingressar na Força Aérea Brasileira, há vagas para candidatos com nível fundamental, médio, curso técnico e superior. Assim como todos os concursos da área militar, é preciso observar o limite de idade.

Concurso nível fundamental para Aeronáutica em 2018


Concurso Epcar 2018

O concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e equivale ao ensino médio, com duração também de três anos. As inscrições abrem em maio. Os candidatos podem ser do sexo feminino e masculino e devem ter entre 14 anos nem completar 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

O curso preparatório (Cpcar) acontece em Barbacena, cidade mineira distante 158km de Belo Horizonte.

Seleção Epcar – As provas são compostas por questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, além de uma redação. As fases do exame de admissão são o exame de escolaridade, ou seja, as provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.


 Concursos da Aeronáutica são para todas as escolaridades
(Foto: Divulgação Força Aérea Brasileira)

Seleções de níveis médio e técnico da Aeronáutica

Concursos AFA 2018

Seleção de Oficiais Aviadores
O Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica (CFOAV) para ingresso na Academia da Força Aérea terá inscrições abertas em abril. Esse é um curso de nível superior, com duração de quatro anos. A formação é em Pirassununga, cidade a 212km da capital paulista. Podem se candidatar pessoas de ambos os sexos, com idade entre 17 anos sem completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

As provas, parte da primeira etapa de admissão, terão questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de redação.

As demais etapas são inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção Apto na inspeção de saúde e avaliação psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

Seleção Oficiais de Infantaria
Outro concurso AFA, para ingresso na Academia da Força Aérea, é o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF). As inscrições estão previstas para abril e a duração é de quatro anos, também em Pirassununga. O concurso para oficiais da infantaria é apenas para o sexo masculino, para candidatos que têm entre 17 anos e não completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

As provas possuem questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e uma redação. As demais etapas são inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste físico e validação documental.

Seleção de Oficiais de Intendentes
O terceiro curso que acontece na AFA é o Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica (CFOINT). As inscrições também estão previstas para abril e a duração do curso é também por quatro anos, em Pirassununga. Esse é um concurso para homens e mulheres, desde que a idade seja de 17 e não ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

As provas do concurso serão de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e redação. As demais etapas são inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste físico e validação documental.

Concurso de Sargentos da Aeronáutica

O concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) tem inscrições previstas para agosto. O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) tem duração de dois anos e acontece em Guaratinguetá, distante 168km da capital de São Paulo. As vagas são em ambos os sexos, para candidatos com idade entre 17 anos e 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Seleção de sargentos – As provas do concurso de sargentos possuem questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física. Além disso, haverá inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste físico e validação documental.

Estágio de Sargentos da Aeronáutica

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) é um concurso para ambos os sexos, realizado em Guaratinguetá (SP). O estágio é sob regime de internato militar e possui duração de aproximadamente um ano. O EAGS capacita exercício militar e ao desempenho das atribuições da graduação nas especialidades previstas para o seu Quadro.

As vagas exigem curso técnico (nível médio), de acordo com as especialidades de interesse da Aeronáutica, ou o nível médio para a especialidade de Música. A idade é entre 17 anos e não completar 25 até 31 de dezembro do ano da matrícula. A formação abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Seleção - O exame de admissão possui as seguintes etapas: provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste físico, prova prática da especialidade e validação documental. A avaliação escrita possui questões de Português e Conhecimentos Especializados, de acordo com a área do candidato.


Vagas na Aeronáutica são para homens e mullheres
(Foto: Divulgação Força Aérea Brasileira)

Seleções de nível superior da Aeronáutica

Concurso Farmacêuticos da Aeronáutica

O Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (Cafar) é realizado em Belo Horizonte, durante 17 semanas. O concurso é para ambos os sexos, desde que não tenham completado 36 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A seleção possui provas escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste físico; prova prático-oral e validação documental.

Concurso Médicos da Aeronáutica

Para o Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (Camar), que também acontecerá em Belo Horizonte, as inscrições estão previstas para julho. A duração é de 17 semanas. Para concorrer, as vagas são em ambos os sexos, desde que o candidato não tenha completado 36 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A seleção de médicos possui provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste físico; prova prático-oral e validação documental.

Concurso Capelães da Aeronáutica

Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica (EIAC) é para candidatos com idade entre 30 anos e não completar 41 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. Para sacerdotes católicos apostólicos romanos é preciso ser do sexo masculino e, para pastores evangélicos, ambos os sexos.

Além disso, é importante ter curso superior de formação teológica regular; ter sido ordenado sacerdote católico romano ou consagrado pastor evangélico; possuir, pelo menos, três anos de atividades pastorais como sacerdote apostólico romano ou pastor evangélico, após a ordenação. O curso de formação, em Belo Horizonte, dura 17 semanas.

A seleção para capelães possui as seguintes etapas: provas escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e redação); avaliação do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de condicionamento físico e validação documental.

Concurso Engenheiros da Aeronáutica

O Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) tem duração de 18 semanas e acontece em Belo Horizonte. Vagas para ambos os sexos e não completar 36 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A seleção de engenheiros possui provas escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e redação; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste físico e validação documental.

Concurso Oficiais da Aeronáutica

Com duração de 17 semanas, também em Belo Horizonte, o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP) é para homens e mulheres com no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A seleção é composta por provas escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e redação; inspeção de saúde; exame psicológico; teste físico; validação documental.

Concurso Dentistas da Aeronáutica

O Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (Cadar) é realizada em Belo Horizonte, como os cursos de nível superior da Aeronáutica. A duração é de 17 semanas. Homens e mulheres podem se candidatar, desde que não completem 36 anos até até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A prova escrita possui questões de Português e Conhecimentos Especializados, além de redação. As demais etapas são: inspeção de saúde; exame psicológico; teste físico; prova prático-oral e validação documental.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.