segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Concurso Polícia Civil MG 2018: o que um delegado faz? Descubra!





Está se preparando para o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) e quer saber como é a carreira de delegado naEspecial carreiras instituição? Conversamos com a delegada Carolina Bechelany, que atua na coorporação a aproximadamente nove anos, falou sobre como é o cargo, as funções de um delegado e o que os candidatos podem esperar do órgão.

A delegada conta que o trabalho na Polícia Civil, em especial aquele realizado na área finalística, traz um retorno interessante e, ao mesmo tempo, a aproxima da comunidade. "É muito comum as vítimas de crimes, ou seus familiares, procurarem o delegado de polícia e a equipe para agradecer. É a sensação de dever cumprido, com um retorno que não tem preço."

Ela também fala que a atuação no órgão é gratificante e confessa que em todas as lotações nas quais trabalhou foi muito feliz. A delegada já esteve nas lotações em um distrito na capital por cinco anos, no interior do estado por quase dois anos, no Detran, onde ficou um ano e meio, e atualmente se encontra na Chefia de Gabinete, onde já está há um ano e meio.

Como é o delegado na Polícia Civil de Minas

O delegado é um policial civil que tem competência de atuação em todo o estado de Minas Gerais e é considerado autoridade máxima entre as carreiras da Polícia Civil. Além de ser responsável por presidir a investigação criminal de acordo com o livre convecimento técnico jurídico.

As funções de um delegado da Polícia Civil de MG:

  • Responsável por presidir a investigação criminal de acordo com o livre convencimento técnico jurídico, com isenção e imparcialidade por meio de inquérito policial;
  • Preside interrogatórios e oitivas;
  • Formaliza o ato de indiciamento de investigados nos casos em que conseguir comprovar autoria e materialidade delitivas;
  • Em uma investigação, pode requisitar a realização de exames periciais, informações, cadastros, documentos e dados;
  • Pode colher provas, realizar ou determinar a busca pessoal e veicular nos casos de fundadas suspeita de prática criminosa e praticar demais atos necessários a adequada apuração de infração penal e do ato infracional;
  • Representa por prisões temporária e preventiva, buscas e apreensões, quebra de sigilo e interceptações telefônicas;
  • Expede intimações e mandados de condução coercitivas de pessoas;
  • Decide pela manutenção ou não de uma prisão em flagrante, por ser o primeiro garantidor de direitos.

Além das atribuições investigativas, o delegado também exerce funções administrativas, como por exemplo chefiar órgãos responsáveis pela expedição de carteira de identidade, de habilitação, resgistro e licenciamento de veículo, entre outros.

Por que prestar o concurso da Polícia Civil

A delegada conta que quando cursava a faculdade trabalhou apenas em escritórios de advocacia. A vontade de realizar concurso público foi alguns meses após se formar em Direito. "Decidi deixar o escritório porque a advocia não estava me fazendo feliz, e passei a me dedicar aos estudos para concurso público."

A doutora prestou concurso para a Polícia Civil de Minas Gerais em 2007, quando a seleção foi organizada pela própria Academia da Polícia Civil, e afirma que a carreira para o cargo de delegada não era o principal foco. Porém, após ser aprovada no concurso se apaixonou pela profissão.

Como é a preparação para o concurso da Polícia Civil

Logo após deixar o escritório de advocacia, a delegada começou a se dedicar aos estudo ao longo de três anos. Para se preparar para o concurso, que na área de Segurança sempre é bastante concorrido, Carolina se matriculou em um cursinho preparatório com foco no Direito Penal e Direito Processual Penal, no primeiro ano de preparação.


Delegada Carolina Bechelany fala da carreira
na Polícia Civil-MG (Foto: Divulgação PC-MG)
Porém, foi somente no terceiro ano que a doutora se dedicou integralmente ao concurso que iria realizar. Pela manhã, ela estudava na biblioteca da faculdade onde se formou e passava o dia todo estudando lá. "E o resultado logo veio, com a aprovação no concurso para delegado da Polícia Civil."

Ela acredita que a dedicação, o foco e a disciplina foram imprescindíveis para ser aprovada. "O equilíbrio no momento da realização das provas também faz muita diferença. O nervosismo em excesso pode prejudicar o candidato, principalmente na prova oral."

O edital do concurso de Carolina Bechelany foi publicado em 2006 e homologado após o curso de formação da Acadepol, que teve duração 17 de setembro de 2007 à 14 de fevereiro de 2008. A posse ocorreu em 6 março de 2008 e a designação no dia 20 do mesmo mês.

O que esperar da Polícia Civil

Os interessados no novo concurso da Polícia Civil de Minas, que foi autorizado no mês passado para o cargo, podem esperar uma instituição que se encontra em transformação e que tem apostado na modernização.

"Uma das medidas de maior destaque atualmente foi a implantação das Diretrizes Institucionais. A título de exemplo, cursos de capacitação e até mesmo uma pós-graduação na Academia da Polícia foram criados, em observância a diretriz da valorização e capacitação dos servidores."

A delegada conta o que acho necessário para ser aprovado no concurso, que poderá ter o edital publicado ainda este ano. "O conhecimento jurídico e a preparação física são imprescindíveis para a aprovação, mas o candidato precisa estar equilibrado para não se perder em questões que ele tem conhecimento e domínio."

Curso de formação não é mais uma das fases do concurso

Após aprovados os candidatos irão realizar o curso de formação na Acadepol já como delegado da Polícia Civil. Ou seja, durante todo o curso os aprovados não irão receber 50% do salário inicial, mas sim o valor por completo: R$11.475,60.

Aos concurseiros a delegada Carolina afirma torcer para que eles sejam felizes na carreira. "Trabalhem de forma assertiva e com muita dedicação, sempre em prol da sociedade, elevando o nome da nossa querida Polícia Civil do Estado de Minas Gerais."



Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.