quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Concurso CGU 2018: ministro confirma maiores necessidades de pessoal em unidades regionais



Sendo autorizado pelo Ministério do Planejamento, o concurso CGU 2017/2018 terá vagas de auditor de finanças e controle espalhadas pelo país, sobretudo em estados da Região Norte.

Isso porque as maiores necessidades de pessoal da Controladoria-Geral da União estão nas Controladorias Regionais da União (CRUs).

A confirmação partiu do ministro da CGU, Wagner Rosário, após diagnóstico da CGU sobre o déficit de pessoal.

"O diagnóstico demonstra carência de pessoal em diversas unidades regionais, especialmente nos estados da Região Norte", revelou Rosário.

O ministro prefere aguardar o aval do Planejamento para informar qualquer previsão de estados contemplados na seleção e vagas destinadas a eles.

"Antes de definir os moldes de eventual concurso público, é necessário que haja autorização do Ministério do Planejamento. Depois de autorizada a realização, a CGU definirá o melhor modelo para atender as áreas e unidades regionais de maior carência e urgência", comentou.

Rio de Janeiro também tem déficit de pessoal

Wagner Rosário também falou da falta de pessoal na unidade da CGU no Rio de Janeiro, segunda maior concentração de força de trabalho, atrás apenas de Brasília.

"Isso não significa que essas unidades de maior concentração não tenham carência, pois a atual distribuição é em razão de maior necessidade. Em todas as unidades há carência de pessoal", informou o ministro.

Servidor da carreira de Finanças e Controle, o titular da CGU sabe da importância de um quadro de servidores completo. Por isso, Wagner Rosário já informou que demonstra especial atenção à seleção e se empenha por uma autorização. Rosário já disse que mantém negociações com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para viabilizar o aval.

É grande a preocupação do ministro com o quadro de pessoal do órgão que comanda. Dados passados por ele mostram que a CGU tem déficit de 700 servidores - leia entrevista. Tal carência podem aumentar nos próximos meses. A previsão, segundo levantamento da própria CGU, é que 437 profissionais efetivos possam se aposentar até 2020, sendo 309 auditores.

Pedido de concurso CGU 2017/2018 é para 620 vagas

A solicitação da CGU é para preencher 620 vagas de auditor federal de finanças e controle. O cargo é destinado a graduados e tem remuneração de R$15.461,70, com o auxílio-alimentação de R$458. O pedido de concurso da CGU, encaminhado ao Planejamento em março de 2015, está desde 31 de julho na Coordenação-Geral de Modernização de Cargos e Carreiras do Planejamento.

Isso porque em julho do ano passado foi sancionada a Lei nº 13.327/2016, que fixa reajustes e altera nomenclatura e atribuições das carreiras de Finanças e Controle. As áreas do auditor contempladas na seleção ainda não foram informadas.

A CGU é o órgão do governo federal responsável por atividades de defesa do patrimônio público e relacionadas à transparência da gestão. É a Controladoria-Geral da União que realiza ações de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

Último concurso CGU aconteceu há cinco anos


O último concurso CGU aconteceu em 2012 quando o cargo tinha nome de analista. À época, foram oferecidas 250 vagas. Os 26 estados e o Distrito Federal foram contemplados na seleção. A organizadora foi a Esaf, e os candidatos foram avaliados por meio de três provas objetivas, avaliação discursiva e investigação social. Houve ainda um curso de formação.

As áreas contempladas foram Auditoria e Fiscalização (Geral e Infraestrutura), Tecnologia da Informação, Correição e Comunicação Social, concorrendo graduados nas especialidades. O destaque foi a área Administrativa, para graduados em qualquer área. Veja o edital de 2012!





Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.