quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Orçamento 2018 é aprovado e prevê novas vagas em concursos federais



O Orçamento 2018 foi aprovado pelo Congresso Nacional na última quarta-feira, 13. Com a aprovação do projeto de Lei Orçamentária Anual de 2018, cresce a expectativa para um novo ano com muitos concursos públicos.

A versão do projeto que foi encaminhada ao congresso para aprovação prevê 6.564 vagas para criação e 4.404 para provimento em diversos cargos, podendo ser por meio de novos concursos ou para contratar aprovados de seleção que já encontram-se em andamento.

Grande parte das vagas previstas são para o Poder Executivo

Orçamento de 2018 é aprovado e muitos concursos poderão acontecer
A maior parte das vagas são para o Poder Executivo, que soma 3.220 vagas previstas. Desse total, 1.533 fazem parte do quadro das Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Além disso, constam 1.367 para o Fundo Constitucional do Distrito Federal e 320 para a substituição de terceirizados.

Enquanto isso, o Poder Judiciário soma 6.033 novas oportunidades previstas. Sendo que dessas, 976 serão para provimentos de cargos em diversos órgãos. A distribuição ficou da seguinte forma:

  • Supremo Tribunal Federal – 53 vagas
  • Superior Tribunal de Justiça – 50 vagas
  • Justiça Federal – 316 vagas
  • Justiça Militar da União – 40 vagas
  • Justiça do Trabalho – 480 vagas
  • Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – 29 vagas
  • Conselho Nacional de Justiça – oito vagas

Já no Poder Legislativo ficam disponíveis 169 vagas, sendo todas elas para serem preenchidas por meio de novos concursos, convocação de aprovados em seleção em andamento ou comissionados.

As vagas ficam divididas em 89 para a Câmara dos Deputados, 70 para o Senado Federal e dez para o Tribunal de Contas da União. Elas serão ocupadas em cargos e funções vagas nos órgãos.

O projeto aprovado ainda traz sete vagas para o Ministério Público Federal, seis no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e 12 para o Ministério Público do Trabalho, além de 14 para a Defensoria Pública da União.

Expectativa é de 2018 com muitos concursos

Independentemente do quantitativo de vagas aprovado no projeto de Lei Orçamentária Anual, a expectativa é para um 2018 com muitos concursos. Alguns órgãos podem receber autorizações para nova seleção mesmo sem constar no orçamento.

Essa previsão é feita com base nas etapas que leva um concurso público desde a sua autorização até a chamada dos primeiros aprovados. Os órgãos poderão ter seus concursos autorizados, preparar a divulgação do edital e aplicação das provas, mas devido ao curto espaço de tempo entre as etapas, efetuar as nomeações somente em 2019.

Portanto, essas vagas seriam preenchidas com base no orçamento do ano posterior, e não daquele no qual o concurso teve o edital divulgado. Esse é um grande indício que muitos órgãos poderão receber novas autorizações e realizar seus concursos.

Esse, por exemplo, é o caso do concurso INSS 2018. O Instituto Nacional de Seguro Social pediu ao Planejamento 16.548, sendo que 7.580 podem ser para novo concurso. Embora a Justiça Federal não tenha tido um número expressivo de vagas, a seleção segue com chances de ser autorizada.

Gabriel Granjeiro acredita que 2018 será "o ano" dos concursos

Segundo Gabriel Granjeiro, presidente do Gran Cursos, essa á uma boa oportunidade para quem não acreditou na maré dos pessimistas, que dizia ter acabado toda a safra dos concursos públicos. O ano de 2018 tem tudo para ser um período repleto de novas oportunidades no mundo da carreira pública.

"Essa vai ser uma boa oportunidade para os candidatos que têm aproveitado o período de maré mais baixa, em 2017, para estudar de médio a longo prazo, com antecedência. Esses concursos são muito competitivos e de nada adianta sair o edital e o candidato não estar preparado", afirma Gabriel.






Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.