quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Governo da Bahia abre inscrições de curso para área da Educação



As inscrições para o curso ‘Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais’, destinado a professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, já podem ser realizadas, desta quarta-feira (6) até às 23h59 do dia próximo dia 12. Na modalidade de Educação a Distância (EAD), o curso será iniciado no dia 1° de fevereiro de 2018.

O curso faz parte das ações do Governo do Estado para a promoção dos educadores dos Ensinos Fundamental e Médio do magistério público estadual. Os participantes concluintes do curso terão um ganho médio de 14% em seus vencimentos até maio de 2019. O pagamento de 6% sobre o vencimento básico dos educadores, referente à primeira promoção, será feito ainda este ano. O valor da segunda promoção será antecipado em setembro de 2018. As promoções estão condicionadas à inscrição e à frequência dos professores e coordenadores na capacitação, dividido em dois módulos.

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, disse que esta é mais uma das ações que estamos implementadas para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. “Mesmo em uma conjuntura econômica nacional adversa e enfraquecida, o governador Rui Costa toma esta atitude, que valoriza a carreira do magistério, por meio da promoção dos professores e coordenadores. Portanto, este curso irá trazer também um grande benefício para a rede, fortalecendo a pedagogia da escola e o processo de ensino e aprendizagem com o uso das novas tecnologias”.

Sobre o curso


O curso tem o objetivo de tornar evidente na prática pedagógica da rede pública estadual de ensino a natureza transformadora das tecnologias educacionais, seja na vertente operacional ou na humanizadora, no processo de ensino-aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

As aulas serão realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo, por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Para o acesso, o educador deve fazer uso do nome de usuário e senha, fornecidos por e-mail informado no ato da inscrição.

Com duração de integral de 120 horas, o curso será constituído de dois módulos de 60 horas, cada. O primeiro terá três etapas divididas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados (25 horas); TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração (25 horas); e Avaliação do Módulo (10 horas). O segundo módulo também terá três etapas divididos em TDIC para Organização e Criação (25 horas); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (25 horas); e Avaliação do Módulo (10 horas). Para a conclusão do curso serão exigidos o aproveitamento com média 6,0 e a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.

INSCRIÇÕES


De acordo com a Secretaria da Educação do Estado devem ser feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação.





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