domingo, 5 de novembro de 2017

Enem 2017: Tema da redação surpreende, mas é considerado fácil por estudantes



Estudantes ouvidos consideraram fácil o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em São Carlos (SP), neste domingo (5). O tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", surpreendeu, mas foi visto como tranquilo para o desenvolvimento. Veja abaixo a opinião de três estudantes sobre a prova, que teve 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da redação.

Tema fora do 'padrão'


O estudante Allan Ferrari, de 19 anos, tenta vaga em engenharia civil e viu o tema como fora do ‘padrão Enem’. “Mas abordou um tema que é fácil de falar. Falei para o governo acordar, para investir mais nessa área”, explicou.

Ferrari, que fez cursinho no IFSP e fez a prova pela segunda vez, disse que entre as questões as de português estavam mais difíceis. Para ele, a separação da prova em dois domingos é benéfica. “Achei melhor, como gosto de exatas consigo focar mais no próximo domingo”.

Vários argumentos


O tema da redação também surpreendeu o estudante Caio Fais, de 19 anos, que faz direto em uma faculdade particular e agora busca vaga em uma pública.

“É um tema que não era muito esperado, mas é um tema fácil, que tem vários argumentos que você pode usar”, disse.

Sobre as outras provas, ele colocou todas no mesmo nível das do ano passado. “Acho que de ciências humanas foi a mais difícil, estava razoável”, afirmou.


A separação da prova incomodou pelo fato de ter que viajar em dois finais de semana, mas a forma ainda é mais vantajosa. “Eu acho mais difícil ter que fazer em dois domingos, porque mudei para Campinas, então tenho que viajar para fazer, mas em geral tem um tempo maior para descansar entre uma prova e outra, não é tão corrida”, disse.

Testando conhecimentos


O Enem também teve estudantes testando os conhecimentos neste domingo. A estudante de ciências exatas da USP Daiana Mara Santos Cruz, de 20 anos, foi um deles. “Achei bem tranquilo o tema da redação, já tive essa matéria na faculdade, já tive libras”, destacou.
Daiana Mara Santos Cruz, de 20 anos, foi testar os conhecimentos na prova do Enem em São Carlo.

Ela prestou a prova pela terceira vez e considerou o nível de dificuldade parecido com os outros anos. “Continuei fazendo para não perder o ritmo”.

O primeiro dia do Enem 2017 começou às 13h deste domingo (5). Após o fim das provas, o estúdio em São Paulo dará início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Sistema COC de Ensino. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Resolução das questões


Ainda terá resolução das 90 questões de domingo preparadas pelos professores do COC. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC em 16 de novembro.

Próximo domingo


No dia 12 de novembro, o Enem aplica 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Os portões fecham às 13h (horário de Brasília) e o estudante tem 4h30 para responder as provas.






Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

Na RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.