domingo, 19 de novembro de 2017

Encceja acontece neste domingo com mais de 1, 5 milhão de inscritos




Acontece neste domingo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, com 1.573.862 inscritos. A partir deste ano, o Encceja substituirá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na concessão de diploma para essa etapa.

A avaliação, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em todo o país, segue o horário oficial de Brasília. Para o turno matutino, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h. Já para o turno vespertino, os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15. As provas têm início às 15h30 e terminam às 20h30.

Por conta do horário de verão e dos diferentes fusos em vigor no Brasil, há quatro variações de horário. Participantes de estados com fuso diferente do de Brasília devem ficar atentos às diferenças. No Acre, por exemplo, são quatro horas a menos, o que fará os participantes chegarem aos locais de prova muito cedo.

Para o Encceja realizado no exterior, destinado a pessoas que não residem no Brasil, o MEC registrou 1.409 inscrições. A prova será aplicada no dia 10 de setembro nos Estados Unidos, Bélgica, Guiana Francesa, Portugal, Suíça, Espanha, Reino Unido, França, Holanda e Japão.

Segundo explicou o ministro da Educação, Mendonça Filho, até o ano passado, o Enem servia de certificação para quem buscava o diploma de Ensino Médio. De acordo com ele, isso comprometia a aplicação de uma avaliação tendo em vista esse tipo de publico: jovens e adultos que buscam esse tipo de certificação.

- No Enem, eles não viam o que buscavam alcançar. A decisão a meu ver é correta e moderna. Havia manifestação de estudiosos e acadêmicos também nessa direção. E nós conseguimos inovar com o Encceja 2017- afirmou o ministro Mendonça Filho.

O Encceja tem atendimento especializado e específico, além de atendimento pelo nome social, para inscrito travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Os atendimentos especializados, específicos e os auxílios ou recursos de acessibilidade devem ter sido solicitados na inscrição.

ESTRUTURA DA PROVA


Os candidatos inscritos no Encceja para ensino fundamental ou médio farão uma prova objetiva com 30 questões e uma redação. Para o ensino fundamental, os inscritos responderão questões de ciências, história, geografia, língua portuguesa, inglês, artes, educação física e matemática. No caso do ensino médio, as provas serão de física, química, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, língua portuguesa, inglês ou espanhol, educação física, artes e matemática.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.