sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Concurso PM AL: soldado revela detalhes da profissão e dá dicas de estudo






É grande a expectativa pelass provas do concurso PM-AL, para mil vagas de soldado. Segundo o Governo de Alagoas, foram 57.365 inscritos na seleção da Polícia Militar de Alagoas.

Você tem curiosidade em saber como é a rotina de um soldado e gostaria de ter dicas de como se preparar melhor para ingressar na corporação? Seus problemas acabaram! Conversamos com o soldado da Polícia Militar de Alagoas Youran Cruiff, de 28 anos.


Youran Cruiff, soldado da PM de Alagoas



Formado em Ciências Contábeis, Youran entrou na PM-AL no concurso de 2002. Ele conta que suas principais atividades na corporação são os serviços de patrulhamento ostensivo e preventivo. Já na parte administrativa, ele realiza atividades burocráticas.

Para ele, ser um soldado tem inúmeras vantagens. Atualmente, a polícia oferece estabilidade empregatícia, a possibilidade de estudar dentro da corporação e a ascensão na carreira. "A Polícia Militar de Alagoas permite que o soldado se atualize nos estudos, o que garante a melhoria de nossos serviços. Também existem cursos de extensão", revelou.

Entre esses cursos, estão: Curso de Operações Especiais (Coesp), Cor, Low Ligth, Curso Policial de Capacitação Aquática (Cpca), Estágios de Rotam, Curso de Operações de Rotam (rondas ostensivas com apoio de motocicletas), Patrulhamento Tático e Força Tática, Polícia Comunitária, Curso de Condutor de Viaturas, entre outros.



Mas para a ter direito a tão sonhada ascensão na Polícia, existem alguns critérios que os soldados devem passar, como ascenção por bravura, por tempo na corporação, entre outros. Youran acrescenta ainda que um soldado precisa
de cerca de dez anos para ser graduado a cabo, por exemplo.

O que esperar da PM-AL?


Quando questionado sobre o que os novos soldados podem esperar da PM-AL, Youran garante que a expectativa é de uma corporação forte, atuando dentro da legalidade e que sempre busca o bem comum. "Nossa função é patrulhar a sociedade para que ela não sofra danos de pessoas que estejam desvirtuadas da lei", declarou.


O soldado também ressalta que a PM-AL é a única polícia do Brasil que não sofreu atraso nos salários. Além disso, nos últimos quatro anos a remuneração dos soldados aumentou de maneira considerável (cerca de 172%), mesmo com toda a crise econômica que o país enfrenta.

Porém, Youran pontua que uma das maiores dificuldades que a PM passa é a falta de educação da sociedade, e que isso algumas vezes interfere no seu trabalho. Outro obstáculo da carreira é a falta de equipamentos para uso individual e o baixo efetivo da Polícia. Para sanar essa carência, o novo concurso foi aberto.

Concurso PM-AL: dicas de preparação



Quando o assunto é preparação, Youranlembra que durante seus estudos para o concurso de 2002 ele teve que se dedicar muito, especialmente nas disciplinas de Direito, Matemática, Língua Portuguesa e Redação. O soldado revela que estudava sozinho, cerca de 6h diárias, com o auxílio de livros e apostilas.

Para ele, a etapa mais complicada foi o curso de formação. "O curso é uma quebra de paradigmas. Foi um momento de abdicar muitas coisas para viver um algo diferente. O militarismo não é o mundo em que você está acostumado a viver".

Quando questionado sobre ao que deve sua aprovação, Youran Cruiff acredita que o apoio familiar, o amor pela profissão, e saber o propósito da carreira e ter conhecimento para fazer os exames foram as peças-chave para a tão sonhada aprovação.

Por fim, o saldado deixa uma dica para as pessoas que estão pensando em investir nessaa carreira. "A primeira dica é ter foco. Temos que abdicar de algumas festas. A outra é estabelecer horários para estudo, pois só assim o candidato vai ter segurança para realizar os exames”, orientou.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.