sexta-feira, 30 de junho de 2017

Governo vai criar indicador para avaliar a educação infantil, diz presidente do Inep

Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (Foto: Carolina Moreno/G1)


O governo federal vai elaborar um novo indicador para medir a educação infantil. Batizada de Avaliação Nacional da Educação Infantil (Anei), ela deve ser incluída na edição do Sistema Nacional de Avaliação Educacional (Saeb) realizada em 2019, segundo afirmou Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante o 1º Congresso da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), em São Paulo.

Em entrevista aos jornalistas no evento, na tarde desta quinta-feira (29), Maria Inês salientou que, ao contrário das demais avaliações do Saeb, a Anei não vai submeter os alunos da creche e da pré-escola a exames, testes ou provas.

"Vamos avaliar as condições de acesso. Não temos condição de avaliar crianças sob hipótese alguma"

Entre as variáveis que devem ser incluídas na Anei estão a oferta de vagas, o acesso e a permanência dos alunos, se as instituições têm espaço físico adequado, como banheiros adaptados à primeira infância, e se os equipamentos têm brinquedos e outros materiais pedagógicos adequados.

A presidente do Inep diz que a questão da formação dos professores também deve ser levada em conta na elaboração da nova avaliação.

Segundo Maria Inês, a Anei deve ser realizada por meio de questionários aplicados junto às creches e pré-escolas. Ela disse ainda que as instituições privadas também serão incluídas.





Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

Na RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.